Precisando de ajuda?

Saiba como organizar sua gôndola e evitar rupturas

  • Informações à Sociedade
  • Para o Cliente

Entender sobre a importância de uma boa organização na gôndola é o primeiro passo para alcançar bons resultados. Trata-se de uma gestão mais assertiva para atrair a atenção de seus clientes. Quer conhecer mais sobre? Leia o artigo até o final.

Primeiramente, o que é gôndola?

A gôndola é um tipo de móvel usado nos estabelecimentos para expor as mercadorias, capaz de auxiliar na exposição e organização dos produtos, por meio de técnicas mais adequadas. Podendo assim, chamar a atenção dos consumidores que percorrem pelos corredores do comércio – apresentando os atributos positivos do seu produto.

O termo gôndola é geralmente confundido com prateleira por serem semelhantes. Logo assim, ambos têm em comum a função de expor os produtos, e devem fazer parte do seu comércio. 

A diferença de gôndola e prateleira

A princípio, diferenciamos por dois aspectos: estrutura e material. Cada uma delas tem suas características próprias e são destinadas para um objetivo específico. O recomendado é analisar qual é o seu nicho de atuação e qual seria a melhor disposição dos produtos em seu negócio. 

A estrutura da prateleira é um móvel fixo na parede das lojas, enquanto a gôndola pode comportar um número maior de produtos. Ou seja, traz mais segurança para os itens de sua loja e dispõe uma quantidade maior de produtos em um mesmo espaço. Os materiais disponíveis para cada uma delas podem ser divididos entre vidro, metal e MDF – placa de fibra de média densidade. 

A gôndola através da organização 

Antes de tudo, é fundamental saber que o aumento do potencial de vendas está totalmente ligado às boas práticas do Plano de Gôndola, mais conhecido como Planograma.

O planograma é uma das ferramentas utilizadas para orientar a organização de produtos em um ambiente. Sendo assim, a execução do que é proposto em um planograma é facilmente notada em uma visita a qualquer estabelecimento. Ao separar os itens em categorias específicas, por exemplo, o estabelecimento torna a experiência dos clientes mais prática e satisfatória.

Passo a passo de como organizar uma gôndola

Conforme mencionamos anteriormente, existem muitos benefícios para o crescimento de seu negócio aplicando uma organização mais assertiva.

A escolha do espaço de disposição de seus produtos

É necessário saber que cada produto exige uma disposição diferente no local. O ideal é expor os produtos por categorias, marcas e tipos, dividindo-os em setores: limpeza, frios, higiene, cesta básica, etc. Considere o aspecto visual que assume uma grande importância. O layout das prateleiras, a iluminação e a limpeza do local são importantes para a definição de compra. 

Leia também: Aprenda a organizar melhor o layout das Gôndolas

O consumidor busca por uma experiência de compra rápida, eficiente e satisfatória. Por isso, aplicar um plano de execução com técnicas específicas garantirá o sucesso da venda. É exatamente neste ponto que entramos com a organização estratégica, pois é determinante para a decisão de compra. 

Busque estudar sobre as categorias de seus produtos e a forma de exposição para cada tipo. Separe os produtos por categoria, e lembre-se de selecionar os produtos com mais saída de vendas como destaque na gôndola

Áreas de maior circulação dos clientes

Em seguida, entenda por onde que ocorre a concentração de seus clientes e como explorar esse local para atender às suas necessidades. Ou seja, nas áreas de maior circulação é possível direcionar os produtos que dão maior lucro ou estimular a compra de produtos com pouca saída, dependendo da estratégia que queira utilizar. 

Sendo assim, como a Autopel consegue te ajudar?

A empresa atua com soluções que garantem monitoramento, rastreamento, armazenagem e transporte seguro de documentos. A produção da tag de gôndola traz ainda mais praticidade aos estabelecimentos que as utilizam e segurança para o consumidor. 

Leia também: Etiquetas de Gôndola: Entenda melhor a sua importância

Dica extra: Evite rupturas na gôndola

Por fim, você sabia que a ruptura ocorre por falta de mercadoria na gôndola? Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), 42% das perdas nas vendas ocorrem por conta desta ausência. Com isso, acaba dando oportunidade de venda para o concorrente. Fique atento nas reposições de seus produtos.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, e claro, te convido para conhecer as soluções mais eficientes para você através do nosso site Autopel. Queremos te ajudar! 


Produtos Relacionados

Selo procel: o que é e como impacta o novo produto da autopel

Saiba tudo sobre o Selo Procel e sua relação com a etiqueta PBE, o novo produto da Autopel. Entenda sua importância e como ele influencia na eficiê...

Saiba mais

Autopel: produtos do programa brasileiro de etiquetagem (pbe)

A Autopel, agora tem o orgulho de oferecer aos seus clientes a linha de produtos do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que podem ajudar você...

Saiba mais

Tudo o que você precisa saber sobre e-commerce e marketplace no cenário atual

Descubra as diferenças entre e-commerce e marketplace, explorando as estratégias essenciais para aprimorar sua presença online.

Saiba mais