Precisando de ajuda?

Autopel: produtos do programa brasileiro de etiquetagem (pbe)

  • Informações à Sociedade
  • Para o Cliente

Você já ouviu falar do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE)? Se não, é hora de conhecer! Neste artigo, vamos explorar o que é o PBE, sua importância e como ele beneficia você como consumidor. Além disso, estamos empolgados em anunciar que a Autopel agora oferece uma linha de produtos do PBE, reforçando nosso compromisso com a qualidade, sustentabilidade e economia para nossos clientes.

O que é Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE)?

Em primeiro lugar, o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) é uma iniciativa do governo brasileiro que visa informar os consumidores sobre o desempenho dos produtos, considerando atributos como a eficiência energética, o ruído e outros critérios. 

Através de uma etiqueta padronizada, os produtos são classificados segundo critérios específicos, possibilitando aos consumidores escolhas mais conscientes e informadas na compra de eletrodomésticos, veículos e outros itens.

Como funciona

A ideia é simples: os produtos são avaliados de acordo com critérios como eficiência energética, consumo de água, emissões de poluentes, entre outros. Depois dessa avaliação, é atribuída uma etiqueta com uma classificação que vai de A (mais eficiente) a E (menos eficiente), indicando o desempenho do produto. 

Por exemplo, se você está comprando uma geladeira e ela tem uma etiqueta A, isso significa que ela consome menos energia do que uma geladeira com etiqueta B, C ou abaixo.

A importância do PBE

Sobretudo, a etiqueta do PBE fornece informações essenciais sobre o consumo de energia dos produtos, ajudando os consumidores a selecionarem aqueles que oferecem melhor desempenho e menor consumo energético. Contribuindo também para a redução do consumo de energia no país, promovendo a sustentabilidade ambiental.

Da mesma forma, ajuda os consumidores a entenderem quais produtos são mais econômicos e sustentáveis, além de incentivar os fabricantes a produzirem itens mais eficientes. Isso não só ajuda o meio ambiente, mas também pode ajudar a economizar dinheiro a longo prazo, já que produtos mais eficientes tendem a ter custos operacionais mais baixos.

Como funciona a classificação do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE):

A classificação do PBE é feita usando uma escala que vai de A a E, sendo A a classificação mais eficiente e E a menos eficiente, veja a seguir:

  • Classe A: Indica que o produto é altamente eficiente em termos de consumo de energia. Por exemplo, um aparelho de ar-condicionado classificado como A provavelmente gastará menos energia para manter a temperatura desejada em comparação com outros modelos.
  • Classe B a D: Essas classes indicam um nível de eficiência moderado a razoável. Os produtos nessas classes ainda são considerados eficientes, mas podem consumir um pouco mais de energia do que os da classe A.
  • Classe E: Esta é a classificação menos eficiente. Produtos com classificação E tendem a consumir mais energia do que outros produtos similares com classificações mais altas. Isso pode significar custos mais altos de energia a longo prazo para o consumidor.

Então, quando os consumidores veem a etiqueta do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) em um produto, eles podem facilmente comparar a eficiência energética entre diferentes modelos e escolher aquele que melhor atende às suas necessidades, contribuindo para economizar energia e reduzir os impactos ambientais.

Confira também: Tudo o que você precisa saber sobre e-commerce e marketplace no cenário atual

Qual é a portaria que regulamenta o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE)? 

O PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) é regulamentado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Este programa tem como objetivo fornecer informações aos consumidores sobre a eficiência energética e outros aspectos de produtos como eletrodomésticos, eletrônicos e veículos, através de etiquetas informativas.

Essas etiquetas contêm informações claras e simples sobre o desempenho do produto, como consumo de energia, eficiência, nível de ruído, entre outros aspectos relevantes.

Em suma, o Inmetro regulamenta o PBE para garantir que os consumidores tenham acesso a informações precisas e úteis sobre os produtos que estão comprando, ajudando-os a fazer escolhas mais sustentáveis e econômicas.

A Autopel e o compromisso com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE)

Como líder em supply chain, estamos orgulhosos em anunciar que agora disponibilizamos uma linha de produtos do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Com essa iniciativa, reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade, fornecendo aos nossos clientes a oportunidade de fazerem escolhas conscientes e contribuírem para um futuro mais sustentável.

Oferecendo sempre, produtos de qualidade que atendam aos mais altos padrões de eficiência: soluções unificadas, logística integrada, bobinas, etiquetas, papéis para impressão, impressos de segurança, rótulos e uma gama completa de abastecimento. Elevamos sua experiência de compra, fornecendo não apenas produtos, mas soluções completas para suas necessidades corporativas.

Para uma experiência de compra ainda mais integrada, explore nossa loja de E-commerce online Autopel. Encontre todos os produtos que precisar, bobinas, etiquetas e soluções unificadas em um só lugar, simplificando sua jornada de abastecimento.


Produtos Relacionados

Selo procel: o que é e como impacta o novo produto da autopel

Saiba tudo sobre o Selo Procel e sua relação com a etiqueta PBE, o novo produto da Autopel. Entenda sua importância e como ele influencia na eficiê...

Saiba mais

Autopel: produtos do programa brasileiro de etiquetagem (pbe)

A Autopel, agora tem o orgulho de oferecer aos seus clientes a linha de produtos do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que podem ajudar você...

Saiba mais

Tudo o que você precisa saber sobre e-commerce e marketplace no cenário atual

Descubra as diferenças entre e-commerce e marketplace, explorando as estratégias essenciais para aprimorar sua presença online.

Saiba mais