Precisando de ajuda?

Aprenda a organizar melhor o layout das gôndolas

  • Informações à Sociedade
  • Para o Cliente

Uma boa organização é importante em qualquer trabalho ou setor do mercado. Quando entramos em um comércio, o mínimo que esperamos é que o ambiente seja organizado, limpo, prático e que possua um bom atendimento. Dessa maneira, é mais provável que o cliente volte ao estabelecimento e seja fidelizado.

Manter um bom layout nas gôndolas é essencial nesse quesito. Ninguém gosta de fazer compras em ambientes desorganizados, em que os produtos não são encontrados com facilidade ou que não disponibilizam os preços das mercadorias nas gôndolas. A primeira aparência é a que fica, por isso, os consumidores devem ter uma boa experiência assim que entram no comércio. Leia o conteúdo até o final e saiba como organizar melhor o layout das gôndolas!

Como fazer o layout das gôndolas melhorar a experiência do consumidor

Organizar um espaço com milhares de produtos não é fácil. Entretanto, existe uma série de dicas que pode ajudar a deixar o ambiente mais prático para o consumidor.

A primeira dica é organizar o local por seções. Sinalize todos os departamentos que existem no comércio. Por exemplo, se for um supermercado, a ideia é separar por: limpeza, higiene pessoal, pet, bebidas, hortifruti, padaria, alimentos e outros. Assim, os clientes conseguem identificar facilmente quais seções precisam ir e já sabem onde encontrar o produto que procuram. Uma técnica muito aplicada para organizar o comércio dessa maneira é o cross merchandising. Com ela, os produtos ficam posicionados estrategicamente para os consumidores comprarem outras mercadorias além das essenciais.

Outra forma de organizar melhor as gôndolas é colocar os produtos com prazo de validade mais curto em primeiro lugar. Dessa forma, evita a perda de mercadorias por vencimento. Além disso, todos os rótulos devem ficar para frente, evidenciando ainda mais quais produtos e marcas estão na gôndola.

Para destacar os produtos mais importantes, o ideal é colocá-los na altura dos olhos, visto que, dessa maneira, o cliente não apresenta dificuldade para encontrá-los e estão de fácil alcance para todos.

Além das dicas mencionadas acima, existem alguns pontos estratégicos que ajudam o consumidor a comprar por impulso. Aquelas pequenas gôndolas perto dos caixas de supermercados servem para estimular o cliente a levar outros produtos que não estavam na lista de compras. Geralmente são chocolates, refrigerantes, salgadinhos, chicletes e entre outros que apresentam menor custo.

Criar gôndolas especiais também pode ser importante para organizar o espaço de uma maneira melhor. Uma seção de importados para mostrar produtos diferenciados. Ou ainda um lugar para produtos próximos ao vencimento com preços especiais. Com certeza chamará a atenção dos consumidores.

Além das dicas mencionadas acima, é essencial que as gôndolas apresentem etiquetas de preços com as informações corretas exatamente embaixo de todos os produtos, evitando confusões ou descontentamento do cliente.

Etiquetas de gôndola Autopel

Aqui na Autopel você encontra etiquetas de gôndola em papel térmico branco e amarelo, picotado ou em rolo. Nossos produtos apresentam alta qualidade e podem ser utilizados nos diversos segmentos do mercado.

Acesse nosso conteúdo sobre as etiquetas de gôndola e saiba mais sobre sua importância!


Produtos Relacionados

Selo procel: o que é e como impacta o novo produto da autopel

Saiba tudo sobre o Selo Procel e sua relação com a etiqueta PBE, o novo produto da Autopel. Entenda sua importância e como ele influencia na eficiê...

Saiba mais

Autopel: produtos do programa brasileiro de etiquetagem (pbe)

A Autopel, agora tem o orgulho de oferecer aos seus clientes a linha de produtos do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que podem ajudar você...

Saiba mais

Tudo o que você precisa saber sobre e-commerce e marketplace no cenário atual

Descubra as diferenças entre e-commerce e marketplace, explorando as estratégias essenciais para aprimorar sua presença online.

Saiba mais