Precisando de ajuda?

Wms e erp: tudo o que você precisa saber

  • Informações à Sociedade
  • Para o Cliente

Antes de mais nada, quando se trata de gerenciamento de negócios e logística, dois termos comuns são frequentemente mencionados: WMS e ERP. Embora ambos desempenhem papéis cruciais em empresas, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que eles são e como se diferenciam. Prepare-se para desvendar esse mundo e entender como eles se encaixam na rotina da sua empresa.

O que é WMS?

Em primeiro lugar, WMS significa “Warehouse Management System”, que traduzido para o português é “Sistema de Gerenciamento de Armazém“. 

Como o próprio nome sugere, o WMS é uma ferramenta desenvolvida para otimizar e organizar as operações dentro de um armazém ou centro de distribuição. Seu principal objetivo é garantir um controle eficiente do estoque, desde o recebimento até o envio dos produtos.

O que é ERP?

Sobretudo, o ERP, cuja sigla corresponde a “Enterprise Resource Planning”, ou “Planejamento dos Recursos da Empresa“, em português, é uma solução abrangente que integra e gerencia todos os processos e departamentos de uma organização. 

Ou seja, o ERP não se limita apenas à logística, abrangendo áreas como contabilidade, recursos humanos, vendas, compras e muito mais.

Leia também: Cadeia de suprimentos verde – sustentável: qual a importância para seu negócio!

A imagem, é a foto de uma mulher branca, cabelos compridos claros, ela veste um capacete azul para segurança, uma camiseta quadriculada com um colete por amarelo por cima. Nas mãos elas segura uma prancheta e sorri. O fundo da imagem, é um armazém, cheio de caixa, também é possível ver um homem trabalhando. A imagem é para representar as ferramentas WMS e ERP.

Qual a diferença entre WMS e ERP?

Nesse sentido, agora que entendemos as definições básicas, é hora de esclarecer a principal diferença entre WMS e ERP. Enquanto o WMS é voltado especificamente para a gestão do armazém e controle de estoque. 

O ERP tem uma abordagem mais holística, englobando todos os aspectos da empresa. Em outras palavras, o WMS é uma parte integrante do ERP, focado nas operações logísticas.

Para que serve o WMS?

A princípio, o WMS oferece uma série de benefícios para a empresa. Com sua implementação, é possível aumentar a eficiência operacional do armazém, reduzindo erros de estoque e agilizando o processo de separação e envio de pedidos. 

Além do mais, o WMS possibilita uma visão em tempo real do estoque, ajudando a evitar a falta ou o excesso de produtos, o que pode resultar em perdas financeiras significativas.

Para que serve o ERP?

Por sua vez, o ERP desempenha um papel fundamental na integração dos diferentes setores de uma empresa. Ao centralizar informações e processos em uma única plataforma, ele facilita a comunicação entre departamentos, agiliza a tomada de decisões e melhora a visibilidade das operações como um todo. 

Contudo, o ERP pode fornecer análises e relatórios detalhados, auxiliando na identificação de oportunidades de crescimento e otimização dos recursos.

WMS e ERP na Autopel

A Autopel, atenta às necessidades dos seus clientes, oferece serviços de alta qualidade e soluções para otimizar a gestão de empresas. Entre os serviços oferecidos, destacam-se o WMS e o ERP, que podem ser adotados de forma integrada ou individual, dependendo das necessidades específicas de cada cliente.

Otimize sua gestão e potencialize seus resultados com a integração WMS x ERP da Autopel!

Em suma, tanto o WMS quanto o ERP são ferramentas essenciais para o sucesso de uma empresa moderna. Enquanto o WMS se concentra na eficiência da gestão de armazéns e estoques, o ERP amplia essa eficácia ao abranger todos os setores da organização. 

Na Autopel, você encontra essas soluções sob medida para melhorar seus processos, aumentar a produtividade e alcançar resultados surpreendentes. Invista na gestão inteligente do seu negócio e trilhe o caminho do crescimento e do sucesso.


Produtos Relacionados

Selo procel: o que é e como impacta o novo produto da autopel

Saiba tudo sobre o Selo Procel e sua relação com a etiqueta PBE, o novo produto da Autopel. Entenda sua importância e como ele influencia na eficiê...

Saiba mais

Autopel: produtos do programa brasileiro de etiquetagem (pbe)

A Autopel, agora tem o orgulho de oferecer aos seus clientes a linha de produtos do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que podem ajudar você...

Saiba mais

Tudo o que você precisa saber sobre e-commerce e marketplace no cenário atual

Descubra as diferenças entre e-commerce e marketplace, explorando as estratégias essenciais para aprimorar sua presença online.

Saiba mais