Precisando de ajuda?

Existe diferença entre os papéis térmicos?

  • Informações à Sociedade
  • Para o Cliente

O mercado de bobinas de papel térmico oferece diversas opções de produtos para atender as mais variadas necessidades do mercado. Com a expansão das tecnologias de impressão e as múltiplas possibilidades de utilização do papel térmico, a indústria do setor trabalha com diferentes especificações e características para compor as suas linhas de produtos.

Para cada produto há uma configuração diferente no tratamento e nas características físicas do papel. Por exemplo, o uso do papel em um cupom convencional requer um tipo de tratamento por parte do fabricante, enquanto para um ribbon vai requerer outros mecanismos de produção. Para ajudar você a entender melhor a variedade dos produtos disponíveis no mercado, preparamos um esquema de informações especiais. Acompanhe!

O que difere um papel térmico de um papel convencional?

O papel térmico, quando é produzido, recebe na superfície um tratamento químico que o torna sensível ao calor. Assim, as chamadas impressoras térmicas não usam tinta para deixar a marca no papel. A impressão é feita por meio da reação entre o calor emitido pelo cabeçote da impressora e os materiais químicos do revestimento do papel.

A cor do papel influencia na impressão?

Como, geralmente, as impressoras térmicas trabalham com cor preta, o ideal do papel é ter uma cor clara, para assegurar contraste e boa legibilidade. As cores mais comuns para papel térmico são branco e amarelo.

Por que existem diferentes gramaturas de papel térmico?

Uma característica muito relevante é a gramatura do papel, ou seja, o indicador de quanto pesa um metro quadrado daquele determinado produto. A gramatura varia de acordo com a utilidade daquilo que vai ser impresso e determina também o custo final da bobina.

Papéis de gramatura menor são usados, geralmente, na bobina térmica de cupons em geral e máquinas de cartão e impressoras de extratos bancários. A gramatura aumenta se pensarmos em papeis que vão ser usados na impressão de contas públicas. E, no crescente da escala, temos papéis de maior gramatura sendo utilizados na impressão de ingressos de eventos ou cartões de embarque, por exemplo.

O que significa a expressão topcoated?

O papel térmico com proteção (também chamada de topcoated), muito usado na etiqueta térmica e em bobinas de alta gramatura, recebe um tratamento químico extra na camada superficial que ajuda na impermeabilização do papel, tornando-o mais resistente à umidade e a outros agentes, aumentando expressivamente a durabilidade da impressão.

Se for necessário, dependendo do uso, o papel térmico recebe também, na sua produção, uma camada colante na parte inferior, que permite que seja impresso e usado como etiqueta adesiva em embalagens de produtos.

O que fazer para que a impressão do papel térmico dure mais?

A dica está no armazenamento correto do material impresso. Afinal, quanto maior for a exposição do papel a calor, luz e umidade, mais rápido a impressão térmica vai desaparecer. As camadas químicas de revestimento do papel podem garantir uma proteção extra, mas a melhor garantia está mesmo em guardar os papéis em local adequado.


Produtos Relacionados

Selo procel: o que é e como impacta o novo produto da autopel

Saiba tudo sobre o Selo Procel e sua relação com a etiqueta PBE, o novo produto da Autopel. Entenda sua importância e como ele influencia na eficiê...

Saiba mais

Autopel: produtos do programa brasileiro de etiquetagem (pbe)

A Autopel, agora tem o orgulho de oferecer aos seus clientes a linha de produtos do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que podem ajudar você...

Saiba mais

Tudo o que você precisa saber sobre e-commerce e marketplace no cenário atual

Descubra as diferenças entre e-commerce e marketplace, explorando as estratégias essenciais para aprimorar sua presença online.

Saiba mais