Precisando de ajuda?

Cupom fiscal: entenda o conceito

  • Informações à Sociedade
  • Para o Cliente

Você sabia que o cupom fiscal comprova a relação de compra com a empresa? Ou seja, ele é a sua garantia mais segura para qualquer ato de compra. Para entender mais sobre o assunto, confira o artigo a seguir!

A importância do cupom fiscal

O cupom fiscal é uma garantia legal de compra registrado na Receita Federal. Sua função é comprovar um resumo da transação comercial efetuada, sendo gerado pelo Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Também é conhecido por CF-e SAT (Cupom Fiscal Eletrônico do Sistema Autenticador e Transmissor – versão digital do CF), que serve para emitir o documento de forma online.

Antes de mais nada, este documento fornece informações importantes sobre os tributos incidentes no valor pago. Logo assim, os tributos incidentes nada mais são do que o preço de venda de mercadorias e serviços por ocasião da venda ao consumidor final. Ou seja, é uma comprovação de credibilidade entre empresa e cliente.

Sendo obrigatório ou não, o documento é a comprovação legal de movimentação do estoque de uma empresa, sendo base para os cálculos dos tributos.

A imagem é composta por um homem olhando cupons fiscais sob a mesa.

Qual a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal? 

Esses dois tipos de documentos são semelhantes, mas é preciso entender melhor sobre a garantia de ambos. 

Mas afinal, o que é cupom fiscal?

É um documento fiscal que apresenta resumidamente as informações da empresa e da compra, sem constar os dados do comprador, podendo ser emitido em varejistas para o consumidor final. Sobretudo, os principais dados da transação são:

  • Informações da empresa;
  • Local;
  • Data e horário;
  • Quantidades e descrições das mercadorias;
  • Valores e forma de pagamento.

E qual é a diferença da nota fiscal?

Primeiramente, a nota fiscal possui dados mais completos do comprador, da empresa e da transportadora, podendo assim, ser emitida em operações de compra, venda, troca, transferência e devolução. Sendo assim, a NF-e é um direito do consumidor final, pois, mediante sua apresentação, é possível exigir a substituição do produto, devolução da quantia paga ou abatimento do preço. Este documento deve conter:

  •  CNPJ da empresa;
  •  Endereço da empresa;
  •  Data da operação;
  •  Valor do produto ou do serviço;
  •  Impostos recolhidos;
  •  Dados do comprador;
  •  Inscrição estadual ou municipal;

Os três tipos de notas fiscais eletrônicas mais utilizados são:

  • Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)
  • Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e)
  • Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)

O primeiro passo é conhecer as diferenças de suas funcionalidades. A NFS-e possui a função de registrar a prestação de serviços, enquanto a NF-e tem a função de registrar a venda de produtos, e disponibiliza um documento auxiliar impresso, que acompanha as movimentações da mercadoria. O documento auxiliar da NF-E é chamado de Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE. 

E por último, a NFC-e veio para substituir o famoso cupom fiscal, sendo assim um documento fiscal de garantia. Sendo assim, o motivo desta alteração foi por conta da modernização da emissão do antigo cupom. As inovações tecnológicas chegaram para facilitar ainda mais o cotidiano dos empreendedores, permitindo que cada cliente tenha acesso aos detalhes da venda pela internet a partir do número de cupom fiscal.

Entenda mais sobre o formato eletrônico e o número de cupom fiscal

Os novos modelos dos documentos fiscais, como Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e), estão cada vez mais sendo benéficos para qualquer tipo de negócio/empresa. A facilidade de emitir e realizar a fiscalização tributária é muito melhor, pois pode ser feita em tempo real para evitar a sonegação fiscal –  consiste no ato de deixar de declarar para as autoridades fiscais.

Saiba que é possível imprimir um extrato do CF-e para que o consumidor consulte no site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) utilizando somente o número de cupom fiscal que compõe a chave de acesso e o dígito de verificador. O número de cupom fiscal é o COO (Contador de Ordem de Operação) está localizado acima do título “Cupom Fiscal”.

O consumidor também tem acesso ao documento auxiliar da NF-e (DANFE) impresso, que normalmente é solicitado no momento da compra. Ele é uma versão simplificada da NF-e e tem uma chave de acesso para a consulta na Internet.

Leia também: DANFE simplificado, o Danfe precisa estar presente em todas as operações comerciais. Ou seja, este documento deve ir junto com a mercadoria até chegar no destinatário.

Neste caso, por que o Impresso de Segurança é importante?

O impresso de segurança é uma solução que garante monitoramento, rastreamento, armazenagem e transporte seguro de documentos. 

Por fim, a Autopel Soluções é uma empresa certificada pela NBR 15.540 que dispõe de indicadores, sistema de produção e rastreamento capazes de assegurar uma produção e entrega que atenda a todas as exigências do cliente. 

Ficou com alguma dúvida e quer conhecer outros formatos de impressos? Acesse o site da Autopel e conheça outras soluções disponíveis, ou entre em contato com os nossos consultores!


Produtos Relacionados

Selo procel: o que é e como impacta o novo produto da autopel

Saiba tudo sobre o Selo Procel e sua relação com a etiqueta PBE, o novo produto da Autopel. Entenda sua importância e como ele influencia na eficiê...

Saiba mais

Autopel: produtos do programa brasileiro de etiquetagem (pbe)

A Autopel, agora tem o orgulho de oferecer aos seus clientes a linha de produtos do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que podem ajudar você...

Saiba mais

Tudo o que você precisa saber sobre e-commerce e marketplace no cenário atual

Descubra as diferenças entre e-commerce e marketplace, explorando as estratégias essenciais para aprimorar sua presença online.

Saiba mais