Precisando de ajuda?

Etiqueta lacre: entenda a importância para o delivery

  • Informações à Sociedade
  • Para o Cliente

Estamos ainda vivendo os momentos de restrição provocados pela pandemia da Covid-19 e, nesse período de isolamento social e restrição de atendimento presencial em vários estabelecimentos, aumentou muito a quantidade de produtos entregues por delivery.

Você sabia que existe um tipo de etiqueta especial para lacrar as embalagens e garantir a segurança do cliente na hora da entrega? Pois é verdade, e, em várias partes do país, isso é até lei. Para entender melhor a composição, o funcionamento e a aplicação da etiqueta para delivery, preparamos este material especial. Confira!

Posso personalizar a etiqueta do meu estabelecimento?

Claro! O papel desse tipo de etiqueta também pode ser preparado para receber impressão térmica para acabamento e registro de informação relativa ao produto. Além disso, pode ser confeccionada em modelos, cores e tamanhos modelos variados, de modo que possa facilmente se adaptar à embalagem em que vai ser colada.

Para que serve esse tipo de etiqueta?

A etiqueta lacre é usada por empresas de venda e distribuição de produtos com o objetivo de garantir que as embalagens não sejam abertas no caminho de entrega e cheguem íntegras ao cliente final. O consumidor é inclusive orientado a recusar o recebimento do produto caso e etiqueta esteja rompida. Por conta disso, ela é muito usada por empresas que desejam evitar falsificação ou adulteração dos produtos ou garantir a segurança dos processos logísticos de ponta a ponta.

Qual a aplicação dessa etiqueta nos serviços de delivery?

A etiqueta lacre tem, no seu layout, uma série de pequenos recortes que rompem a estrutura da etiqueta caso haja alguma tentativa de violação. No caso das entrega de alimentos, essa etiqueta é colocada pelo restaurante no fecho da embalagem. Assim, é oferecida ao cliente a segurança de que, durante o processo de entrega, o alimento manteve a sua integridade. É um sinal de credibilidade para a empresa e uma garantia a mais para o consumidor.

Existe regulamentação para o uso de etiquetas lacre para o delivery?

Em algumas partes do Brasil, o poder público instituiu uma legislação que regula esses serviços de delivery. Na cidade de São Paulo, por exemplo, está em vigor desde 2008 uma lei que obriga pizzarias, restaurantes e lanchonetes a aplicar a etiqueta lacre embalagens para delivery. Em abril de 2020 uma determinação no mesmo sentido foi aprovada como lei estadual no Distrito Federal. A norma garante ao consumidor o direito de recusar a entrega e receber o dinheiro de volta caso o lacre esteja violado no momento em que o alimento for recebido.


Produtos Relacionados

Selo procel: o que é e como impacta o novo produto da autopel

Saiba tudo sobre o Selo Procel e sua relação com a etiqueta PBE, o novo produto da Autopel. Entenda sua importância e como ele influencia na eficiê...

Saiba mais

Autopel: produtos do programa brasileiro de etiquetagem (pbe)

A Autopel, agora tem o orgulho de oferecer aos seus clientes a linha de produtos do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que podem ajudar você...

Saiba mais

Tudo o que você precisa saber sobre e-commerce e marketplace no cenário atual

Descubra as diferenças entre e-commerce e marketplace, explorando as estratégias essenciais para aprimorar sua presença online.

Saiba mais