Conheça a importância dos EPIs para o ambiente de trabalho

Conheça a importância dos EPIs para o ambiente de trabalho

Segundo a Norma Regulamentadora 6, mais conhecida por NR-6, EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Os equipamentos de proteção individual devem, por obrigação, apresentar o Certificado de Aprovação (CA) expedido pelo órgão nacional competente à temática segurança e saúde do trabalhador, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, sendo assim, apto para utilização.

Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, o Brasil registra um acidente de trabalho a cada 45 segundos. Evidenciando a importância de medidas protetivas mais eficazes e da indispensável utilização de EPIs e EPCs (equipamentos de proteção coletiva).

De acordo com a legislação, toda empresa é obrigada a fornecer aos colaboradores, de forma gratuita, os equipamentos de proteção individual em perfeitas condições nas seguintes circunstâncias:

a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;

 b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;

c) para atender a situações de emergência.

 

Por que fornecer EPIs aos funcionários?

Luvas, óculos de proteção, capacetes, abafadores de ruído, máscaras, respiradores, sapatos específicos, coturnos, botas, tênis, aventais, cintos de segurança e outros itens são considerados equipamentos de proteção individual. Todos eles devem ser utilizados exclusivamente por uma pessoa para proteger dos riscos presentes dentro do ambiente de trabalho.

Além de se tratar de uma obrigação legal prevista pela Constituição Federal/88, os EPIs mantêm o ambiente de trabalho mais seguro, diminui os acidentes e doenças ocupacionais e garante que a empresa não seja notificada, multada ou até mesmo fechada por não estar de acordo com as normas.

É responsabilidade do empregador exigir o uso do EPI fornecido pela empresa e com a aprovação CA; orientar o trabalhador como utilizar cada um dos equipamentos, seja durante a atividade, para guardar ou conservar o material; realizar a higienização, manutenção e substituição e qualquer outra demanda que envolva o uso de EPIs.

 

Autopel Soluções Corporativas

A Autopel conta com um vasto catálogo de materiais indiretos, consumíveis e descartáveis para todos os segmentos do mercado de trabalho, sendo os equipamentos de proteção individual um dos setores disponíveis.

Fornecemos integração total entre fornecedor e cliente, melhoria constante dos processos de gestão dos suprimentos necessários e, consequentemente, redução dos gastos com desperdícios e preços elevados. Faça um orçamento para sua empresa e garanta a segurança dos seus colaboradores.

Quer saber mais sobre nossa plataforma Autopel Soluções Corporativas? Acesse nosso blog!

compartilhe:

Outras Notícias

© Autopel - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade