Precisando de ajuda?

Conheça a importância dos epis para o ambiente de trabalho

  • Informações à Sociedade
  • Para o Cliente

Segundo a Norma Regulamentadora 6, mais conhecida por NR-6, EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Os equipamentos de proteção individual devem, por obrigação, apresentar o Certificado de Aprovação (CA) expedido pelo órgão nacional competente à temática segurança e saúde do trabalhador, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, sendo assim, apto para utilização.

Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, o Brasil registra um acidente de trabalho a cada 45 segundos. Evidenciando a importância de medidas protetivas mais eficazes e da indispensável utilização de EPIs e EPCs (equipamentos de proteção coletiva).

De acordo com a legislação, toda empresa é obrigada a fornecer aos colaboradores, de forma gratuita, os equipamentos de proteção individual em perfeitas condições nas seguintes circunstâncias:

a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;

 b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;

c) para atender a situações de emergência.

Por que fornecer EPIs aos funcionários?

Luvas, óculos de proteção, capacetes, abafadores de ruído, máscaras, respiradores, sapatos específicos, coturnos, botas, tênis, aventais, cintos de segurança e outros itens são considerados equipamentos de proteção individual. Todos eles devem ser utilizados exclusivamente por uma pessoa para proteger dos riscos presentes dentro do ambiente de trabalho.

Além de se tratar de uma obrigação legal prevista pela Constituição Federal/88, os EPIs mantêm o ambiente de trabalho mais seguro, diminui os acidentes e doenças ocupacionais e garante que a empresa não seja notificada, multada ou até mesmo fechada por não estar de acordo com as normas.

É responsabilidade do empregador exigir o uso do EPI fornecido pela empresa e com a aprovação CA; orientar o trabalhador como utilizar cada um dos equipamentos, seja durante a atividade, para guardar ou conservar o material; realizar a higienização, manutenção e substituição e qualquer outra demanda que envolva o uso de EPIs.

Autopel Soluções Corporativas

Autopel conta com um vasto catálogo de materiais indiretos, consumíveis e descartáveis para todos os segmentos do mercado de trabalho, sendo os equipamentos de proteção individual um dos setores disponíveis.

Fornecemos integração total entre fornecedor e cliente, melhoria constante dos processos de gestão dos suprimentos necessários e, consequentemente, redução dos gastos com desperdícios e preços elevados. Faça um orçamento para sua empresa e garanta a segurança dos seus colaboradores.


Produtos Relacionados

Selo procel: o que é e como impacta o novo produto da autopel

Saiba tudo sobre o Selo Procel e sua relação com a etiqueta PBE, o novo produto da Autopel. Entenda sua importância e como ele influencia na eficiê...

Saiba mais

Autopel: produtos do programa brasileiro de etiquetagem (pbe)

A Autopel, agora tem o orgulho de oferecer aos seus clientes a linha de produtos do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que podem ajudar você...

Saiba mais

Tudo o que você precisa saber sobre e-commerce e marketplace no cenário atual

Descubra as diferenças entre e-commerce e marketplace, explorando as estratégias essenciais para aprimorar sua presença online.

Saiba mais